top of page

Entendendo o rótulo dos alimentos


O rótulo é responsável por trazer dados importantes do produto ao consumidor, e podem ajudá-lo a fazer escolhas quanto ao que você vai incluir em sua dieta. No entanto, nem sempre as informações presentes são de fácil compreensão.

O modelo de rotulagem nutricional, proposto pela ANVISA, encontra-se a seguir. Obrigatoriamente a informação nutricional deve estar por porção (fatia, copo, unidade) e os nutrientes devem estar dispostos na ordem abaixo.

Para você entender melhor os rótulos e tirar proveito de suas informações, preparamos um roteiro explicativo e simplificado especialmente para você.

Deve-se também dar muita atenção ao prazo de validade. Este deve estar presente de forma visível e clara. No caso de alimentos que exijam condições especiais para sua conservação, deve ser indicado o melhor local de armazenamento (freezer, congelador, geladeira) e o vencimento correspondente. O mesmo se aplica a alimentos que podem se alterar depois de abertas suas embalagens. Todo produto vencido deve ser desprezado pois pode trazer riscos à saúde.

Então, a partir de agora, torne a leitura do rótulo um hábito no seu dia-a-dia, pois, essas informações permitem um melhor conhecimento do produto e dizem respeito à sua saúde.

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DICAS DE SAÚDE

bottom of page