top of page

HIPERURICEMIA

 

O ácido úrico é um produto do metabolismo das proteínas. A taxa do ácido úrico depende do equilíbrio entre a absorção e a produção de um lado e a destruição e excreção do outro.

Consideramos hiperuricemia quando o ácido úrico no plasma está maior que 6 mg % nas mulheres e 7 mg % nos homens. Ocorre principalmente na ingestão exagerada de proteínas e nos exercícios extenuantes. Pode estar relacionada a outras doenças como diabetes,gota, uso abusivo de diuréticos e em certos casos de cálculos renais. Nos homens a incidência é mais comum entre 30 – 40 anos e nas mulheres após a menopausa.

O ácido úrico é fator de risco para doenças cardiovasculares e renais, por isso é importante mantê-lo em níveis normais. Pesquisa recente, realizada pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), conclui que o ácido úrico sozinho é capaz de aumentar em3,5 vezes os riscos de um adulto apresentar calcificação nas artérias do coração — o que significa um potencial 10 a 12 vezes maior de ocorrer um infarto e morte súbita.

Não há cura para este mal, mas é possível controlar os níveis de ácido úrico no sangue.Em casos mais graves, há medicamento específico, usado fora das crises. Para a maioria das pessoas que tem hiperuricemia, a recomendação é evitar os fatores agravantes, como exercícios em excesso, uso de diuréticos e antinflamatórios e dietas ricas em purinas — substâncias de alguns alimentos que fazem parte das proteínas e que ajudam a aumentar a concentração de ácido úrico. E quem tem gota deve evitar bebidas alcoólicas.

A seguir, confira quais alimentos são permitidos e quais são proibidos para se manterlonge das crises.

 

PRODUTOS PROIBIDOS

 

Carnes: bacon, vitela, cabrito, carneiro, miúdos (fígado, coração, rim, língua).

Peixes e frutosdo mar: salmão, sardinha, truta, bacalhau, ovas de peixe, marisco, ostra, camarão.

Caldo decarne e molhos prontos.

Frutas oleoginosas como coco, castanha, nozes, amendoim, etc.

Restringir todos os grãos e sementes.Aves: peru e ganso. Bebidas alcoólicas.

 

PERMITIDOS COM MODERAÇÃO

 

Carnes: vaca e frango; despreze a água usada no cozimento das carnes; não torrar carnesassadas.

Peixes e frutos do mar: lagosta, caranguejo.

Leguminosas: feijão, grão-de- bico,ervilha, lentilha, aspargos, cogumelos, couve-flor, espinafre.

 

LIBERADOS

 

Leite, chá, café, chocolate, queijo amarelo magro, ovo cozido, cereais como pão, macarrão,fubá, arroz branco, milho, mandioca, sagu, vegetais (couve, repolho, alface, acelga e agrião),doces e frutas.

Tome pelo menos 2 litros de água por dia.

 

Um ponto fundamental no tratamento é manter o nível do ácido úrico normal por um tempo nunca inferior a 6 meses.

bottom of page